quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Mostra de Fanzines na inauguração da 1ª Fanzinoteca do Estado do Rio, no IFF Macaé


A I Mostra de Fanzines, que marcará a inauguração da 1ª Fanzinoteca do Estado do Rio, já está com inscrições abertas. De acordo com a organização do evento, no momento há uma convocatória para expositor que dará direito a uma mesa para troca e venda publicações independentes e fanzines no dia do evento, que vai ser sediado no Instituto Federal Fluminense Campus Macaé.

Tudo porque a Fanzinoteca IFF Macaé está prestes a ser inaugurada, com o propósito de preservar a memória gráfica/editorial independente, estimular a produção autoral contra-hegemônica e fortalecer a cultura do zine junto às novas gerações.


Para quem não sabe, o fanzine (do inglês fanatic+magazine) é uma revista artesanal amadora, feita de forma individual ou coletiva e que se constitui numa mídia contra-hegemônica que permite ao (s) autor (es) total domínio sobre conteúdo, formato, público e meio de distribuição. Surgiu nos anos de 1930 e, portanto, trata-se de uma espécie de rede social pre-internet, que integrava pessoas por meio de mídia tátil e produzida por meio de sistemas compositivos e processos de impressão acessíveis e de baixo custo, tal como a fotocópia. “Se você pensa que por isso o zine é coisa do passado, está enganado. O zine impresso ainda é muito apreciado e circula pelos Correios e em eventos pelo mundo todo. No Brasil, o fanzine, ou ‘zine’ surgiu nos anos de 1960 e, desde então, vem movimentando e integrando pessoas e fazendo circular ideias, processos criativos e servindo de suporte para o cenário cultural independente. Uma das mais novas vertentes na área de produção fanzineira é sua presença nas instituições de ensino”, informa a assessoria do evento.


Segundo o designer gráfico e cartunista Alberto de Souza, o Beralto, o fanzine tem sido utilizado no Instituto Federal Fluminense Campus Macaé como um mecanismo de estímulo aos talentos individuais, à produção autoral e também como ferramenta no ensino e aprendizagem, podendo servir tanto como suporte para produção textual como ser usado também como processo avaliativo nas escolas. O projeto IFanzine, coordenado pelo Beralto edita os fanzine PEIBÊ, que ganhou em 2016 um troféu nacional, o Ângelo Agostini, na categoria melhor fanzine de quadrinhos.

O projeto de fanzines do IFF Macaé, após quatro anos de atuação está concretizando um objetivo alentado há tempo – o de ocupar um espaço físico para montagem e preservação de acervo de fanzines, obtidos à base de troca pelo projeto. “As Fanzinotecas, embora sejam poucas que existam fisicamente, são uma instituição internacional, sendo a primeira no mundo a Fanzinothèque de Poitiers, na França. A fanzinoteca que ora será inaugurada no IFF Macaé, será a segunda fanzinoteca física do país, sendo a primeira, a Fanzinoteca Mutação em Rio Grande, RS”, informou Beralto.

Para marcar a inauguração deste espaço dedicado às produções fanzineira e publicações independentes, que acontecerá em 11 de outubro, a partir das 14h, no IFF Macaé, abriu-se uma convocatória aberta para mostra e exposição de fanzines e artistas. Fanzineiros que queiram participar do evento poderão fazê-lo nas duas modalidades de colaboração:
Enviando um ou mais exemplares impressos do (s) Zine (s) que serão expostos no dia da mostra e, posteriormente, integrado (s) ao acervo permanente da Fanzinoteca IFF Macaé.O prazo limite para envio das publicações: 30 de setembro.

Já na segunda modalidade, a pessoa ou coletivo se inscreve mediante o preenchimento de um formulário e terá direito a uma cadeira e mesa para expor/trocar/vender sua publicação (sob sua inteira responsabilidade) no dia 11 de outubro de 14 às 18h no Instituto Federal Fluminense Campus Macaé.

Acesse o formulário de inscrição aqui

(com assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário