sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Rio perto de erradicar a peste suína

O Rio de Janeiro está próximo do reconhecimento internacional de Zona Livre de Peste Suína Clássica. A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) recebeu solicitação apresentada pelo Brasil com os resultados de exames sorológicos realizados nos criatórios de suínos fluminenses e de mais 12 estados (Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins) e do Distrito Federal. A comissão científica da OIE concluiu que o pleito cumpre os requisitos necessários para o reconhecimento dessas unidades da federação como zona livre da doença.

De acordo com a Defesa Agropecuária, da Secretaria de Agricultura, no período de 2013 a 2015, foram realizadas coletas de amostras de sangue de suínos de criatórios de subsistência e de granjas, totalizando cerca de 2,2 mil análises de material.

- Com resultados que apontam para a ausência da circulação do vírus em seu território, o Rio de Janeiro está próximo de juntar-se aos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que em maio do ano passado, receberam a certificação internacional para este status sanitário. Juntos os dois estados respondem por quase 70% da exportação de carne suína do país - disse o superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique Moraes.

(com assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário