sábado, 9 de julho de 2016

Nova visão sobre a África e "Os últimos guerrilheiros" na AIC



A necessidade de um novo olhar sobre o continente africano, com a apresentação de algumas experiências em documentários e matérias feitas por lá, marcou parte do bate papo com o jornalista campista Carlos Alberto Junior, na noite dessa sexta-feira (08), no auditório da Associação de Imprensa Campista (AIC).

O encontro com colegas de profissão, estudantes de jornalismo e a comunidade foi a forma encontrada por Carlos Alberto para apresentar, em Campos, “Os Últimos Guerrilheiros”, projeto de financiamento coletivo para o livro que está desenvolvendo sobre ex-guerrilheiros sul-americanos, visando retratar o papel deles na luta contra as ditaduras no continente.


Carlos Alberto aproveitou a ocasião para apresentar trailers de documentários dos quais já participou, como o Brics, em que foram entrevistadas pessoas que passaram a ter outro padrão de vida no que se configurou como a nova classe média no Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e também o DNA África, em que alguns brasileiros tiveram a oportunidade, a partir da identificação de seu DNA, de saber sua origem africana.

Além de “Os últimos guerrilheiros”, Carlos Alberto trabalha na preparação de um outro documentário, mas este sobre o Cabo Anselmo, considerado delator no período da ditadura militar no Brasil. “Não há a intenção de retratar ninguém como bandido ou herói. Vi que ainda faltava alguma coisa que pudesse ser contada da história dele, então, esse é o meu interesse, o de contar a história”.


Carlos Alberto Junior se formou na Faculdade de Filosofia de Campos (ex-Fafic e hoje integrada ao Uniflu), iniciou sua carreira no jornal A Cidade e depois trabalhou em vários meios de comunicação dos grandes centros, entre eles, O Globo, Correio Braziliense, rede Bandeirantes, além de correspondente da TV Brasil em Angola.

Quem quiser saber mais sobre “Os últimos guerrilheiros” pode acessar aqui a página no Facebook, inclusive para colaborar com o projeto de financiamento coletivo do livro.

Um comentário: