sexta-feira, 7 de julho de 2017

Pezão e a sangria da UENF


O que o governo Pezão está fazendo com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) é um crime que terá consequências desastrosas para o futuro da instituição, não bastassem as dificuldades do momento, que beiram à irresponsabilidade.

A UENF foi criada há mais de 22 anos, idealizada por Darcy Ribeiro após uma luta comovente de vários segmentos da sociedade campista, com a proposta de servir de ponte para o desenvolvimento regional, entre outras atribuições que vem dando à ciência do país, de um modo geral. Tanto que há anos tem conquistado posição de destaque como a melhor universidade do Estado do Rio de Janeiro.

A dívida de R$ 65 milhões que o governo Pezão tem com a universidade mostra o claro desprezo e desrespeito com a educação, o que não é só o caso da instituição, mas com toda a área educacional em território fluminense. Isso sem falar no atraso do pagamento aos servidores, de um modo geral, o que compromete, além do orçamento doméstico dos mesmos, também os demais segmentos da economia, como comércio e serviços, por exemplo.

Estive na Uenf por um período de pouco mais de dois anos e vejo com muita tristeza e indignação o que está acontecendo neste momento com a Universidade do Terceiro Milênio, com suas atividades praticamente paralisadas - UERJ e UEZO estão na mesma situação.

Em tempo: seria bom que o governador viesse à público dar explicação sobre o destino da arrecadação estadual, uma vez que os contribuintes continuam pagando seus impostos.

Agora mesmo, mais um ônus, a taxa de incêndio, criada para bancar os serviços do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio, mas que se sabe que vai mesmo para um caixa único, ou seja, pode ser destinada para qualquer área que não seja ao objetivo para a qual foi criada.

(foto: Paulo Damasceno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário