sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Novo reitor toma posse na Uenf

Conclamando todos os servidores a cumprirem o seu papel com responsabilidade, tomou posse na tarde desta sexta-feira, 18/12/15, o reitor eleito da UENF Luís César Passoni, que a partir de 1º de janeiro substituirá o atual reitor, Silvério de Paiva Freitas. Durante a cerimônia, realizada no Anfiteatro do Centro de Convenções Oscar Niemeyer, também foi empossada a vice-reitora eleita, Teresa de Jesus Peixoto Faria, que irá substituir o vice-reitor Édson Corrêa da Silva.
— Se cada um desempenhar com competência o seu papel, com certeza vamos conseguir enfrentar este momento de dificuldade. Não vou tentar impor minhas ideias, mas  deixar que os colegiados discutam as políticas que a Universidade irá implementar — disse Passoni.
O futuro reitor iniciou o seu discurso elogiando a atual gestão pela capacidade de conduzir bem a Universidade num momento de grandes dificuldades. Passoni destacou que, apesar dos problemas enfrentados, a UENF continua ocupando o posto de melhor Universidade do Estado do Rio de Janeiro e 11ª do País, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC).
Ele também cobrou maior vigilância da comunidade acadêmica com relação aos fatos políticos que vêm ocorrendo no País. Segundo Passoni, as mesmas “forças ocultas” que atuaram em 1964 continuam agindo nos bastidores do cenário político atual.
— A Universidade não está à parte da sociedade. Tem que participar de todos os momentos, pois o nosso compromisso é com o povo. Como servidores, somos instrumento para conduzir a Universidade no caminho que sirva à população. Temos que permanecer vigilantes quanto ao nosso processo democrático, que ainda está sendo construído — afirmou.

Desejando sucesso à nova gestão, o reitor Silvério de Paiva Freitas pediu à comunidade acadêmica que se una “em defesa da Faperj”, tendo em vista o corte de 2% para 1% do orçamento do Estado no que se refere aos investimentos em ciência e tecnologia.
— O bem público está muito acima de nossas convergências ou divergências. É por isso que a Universidade chegou até aqui: 11ª do País e 1ª do Estado do Rio — disse Silvério, que fez um discurso emocionado lembrando das dificuldades inerentes ao exercício do cargo.
A cerimônia de posse contou com a presença do subsecretário de Estado de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Miguel Badenes, que representou o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca; e de José Eneo, representando o presidente da Faperj, Augusto Raupp.  A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, esteve representada pelo secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte, Frederico Rangel; e a Câmara de Vereadores, por seu presidente, Édson Batista.  Também esteve presente o diretor do IFF/Campos, Jefferson Azevedo, entre outras autoridades.
Saiba mais sobre Passoni e Teresa aqui.

Retrospectiva 2011-2015

A Reitoria da UENF divulga abaixo uma Retrospectiva dos principais feitos ocorridos durante o período 2011-2015. Veja ainda o vídeo feito pela Gerência de Comunicação da Diretoria de Informação e Comunicação (ASCOM/DIC), abordando os avanços da Universidade neste período, que foi exibido durante a cerimônia de posse do reitor e vice-reitora eleitos.
(com assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário