quinta-feira, 12 de maio de 2016

Caminhada em apoio à Semana de Alergia Alimentar


Nesta sexta-feira, (13/06), a Semana de Conscientização Sobre Alergia Alimentar vai contar com uma caminhada em Campos dos Goytacazes. O Externato João XXIII, resolveu levar os alunos da educação infantil e do ensino fundamental para a rua, em uma aula de cidadania e sensibilização sobre alergia alimentar. Todos que quiserem ir ao evento devem chegar à escola às 7h30. No sábado a semana será encerrada com uma roda de conversa, em duas palestras, que vão acontecer às 10h, no Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus Centro.

A Semana de Conscientização sobre Alergia Alimentar foi criada pela instituição norte-americana Food Allergy & Anaphylaxis Network (hoje FARE) em 1998 para chamar a atenção da população em geral sobre as principais questões que envolvem a alergia alimentar. Como se sabe, a alergia alimentar é uma condição séria, podendo causar reações com risco à vida da pessoa alérgica.


A proposta é de que, aumentando a informação, estimulando a sensibilização e a conscientização das pessoas, pode-se incentivar o respeito, promover a segurança e melhorar a qualidade de vida das famílias e das pessoas com alergias alimentares. Ainda não existe uma data oficial de promoção da conscientização sobre a alergia alimentar no Brasil, mas, segundo os organizadores, não se pode ignorar um evento tão importante como esse. Por isso, também estão sendo propostas algumas ações durante a semana idealizada pela FARE - iniciada no último dia 8 e que vai até este sábado, 14 - a fim de levar informações ao maior número de pessoas, porque acredita-se que só o conhecimento poderá transformar uma realidade de exclusão em um caminho mais acolhedor para todos.

Coordenadora de Projeto da Escola, a professora Raiani Sendra conta que foi a através do projeto Cozinha Consciente Saldoce, desenvolvido no ensino infantil e fundamental, com o objetivo de incentivar a alimentação saudável, que se percebeu as demandas das alergias alimentares. “Percebemos, neste momento, que era preciso uma mudança de olhar. Foi então que iniciamos um processo de transformação de toda realidade escolar (festividades, cardápio, lista de material escolar, entre outros), visando o acolhimento, inclusão e segurança dos nossos alunos alérgicos. Sabemos que ainda temos muito a fazer”, diz a educadora.

Dividindo a coordenação de projetos e a organização da caminhada com Raiani, a pedagoga Anna Thereza Azevedo revela o objetivo com ações como a caminhada. “Abraçamos essa luta porque acreditamos que toda criança tem o direito de viver em um ambiente seguro e favorável ao seu pleno desenvolvimento”, avalia.

A Semana foi aberta no domingo, com o II Piquenique de Alérgicos e Solidários de Campos, no Horto Municipal.

Programação:

13/05 – Caminhada de Conscientização da Alergia Alimentar

8h – Concentração as 7h30

Local: Saída do Externato João XXIII – Rua Arízio Lessa, 22  - Pelinca (Percorrendo ruas do bairro)

14/05 - Sábado – Roda de Conversa Sobre Alergia Alimentar (aberta a familiares de alérgicos e professores)

Local: Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Centro.

Rua Dr Siqueira, 273 – Parque Tamandaré

10h – Palestra “Meu aluno é alérgico. E agora?”, com o médico alergista Carlos Hamilton Oliveira Conceição

11h – Palestra “Alergia Alimentar X Intolerância a Lactose”, com médica gastropediatra Janaína Salgado Carvalho.

(com assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário