segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Melhoria da qualidade aumenta produção de leite

O número de produtores fluminenses de leite com acesso a animais de qualidade para melhorar os seus rebanhos cresceu com a realização da Feira Rio Genética, realizada em Cordeiro, na Região Serrana. Desde sua criação, em 2009, o programa Rio Genética, da Secretaria de Agricultura, já beneficiou mais de 1.340 agricultores, na aquisição de 11 mil animais, com financiamento de R$38,5 milhões. O elevado nível das vacas e novilhas da raça Girolando disponibilizadas, associado às condições da linha de crédito do programa, mais uma vez levou produtores ao evento. A família Hentzy foi mais uma a buscar na feira o caminho para a melhoria do seu rebanho.

Produtores em Cambuci, Wilson e seu filho André Costa Hentzy, que já haviam adquirido 13 animais nas feiras de Italva, em 2009, Cardoso Moreira e São Fidélis, em 2012, e Itaperuna, em 2013, saíram do parque de exposições de Cordeiro, com mais 17 novilhas que vão reforçar a produção no sítio Santo Antônio.

Ao lado da filha Claudina, que também ajuda no manejo da propriedade, Wilson Hentzy, estava satisfeito com o Rio Genética. Graças ao programa da Secretaria de Agricultura, a família estava podendo investir, mesmo em um cenário econômico delicado.

— Essa é uma ajuda muito grande do governo do estado, que devia ter aparecido há mais tempo, quando eu era mais novo. Mas fico feliz em ver meu filho tendo essa oportunidade que, certamente vai incentivá-lo a continuar na atividade quem vem de gerações — revelou ele, que hoje produz, em média, 200 litros de leite/dia, que são entregues na cooperativa de Macuco.

A quitação do financiamento da compra de seis vacas na feira Rio Genética, em Macaé, há cinco anos, motivou o produtor de leite, Ilton Tonassi, a levar novos animais para o sítio Paraíso, em Sodrelândia, 5° distrito de Trajano de Moraes. Acompanhado da esposa Elizabeth, parceira na lida diária da propriedade, ele lembrou orgulhoso quando a introdução de vacas Girolando de qualidade, adquiridas em uma das feiras, em Macaé, fez saltar sua produção de 70 para 150 litros/dia. Com as 10 vacas Girolando compradas em Cordeiro, o casal espera marcar um novo ciclo na produção de leite, comercializada para a cooperativa de Macuco.

— Esse programa é muito bom para nós, pequenos produtores. Sem o financiamento não teríamos dinheiro para esse investimento — explicou Ilton, que vem de uma família onde a produção leiteira é tradição.

(com assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário