terça-feira, 25 de agosto de 2015

Parque Tecnológico do Norte Fluminense será fundado nesta quarta-feira, na Uenf


A solenidade de fundação do Parque Tecnológico do Norte Fluminense (PTNF) acontece nesta quarta-feira, dia 26, às 17h, no Centro de Convenções da UENF, quando ocorrerá a assembleia de aprovação de estatutos, além de eleição e posse da diretoria e do conselho fiscal. Na avaliação da Agência UENF de Inovação, o PTNF chega no momento em que os investimentos previstos para os próximos anos colocarão o Rio de Janeiro na posição de importante polo logístico do país, com a operação do Porto do Açu e o Porto Farol-Barra do Furado, além de toda a cadeia de petróleo e gás já instalada na região.
De acordo com o professor Ronaldo Paranhos, diretor da Agência UENF de Inovação, os parques tecnológicos criam um ambiente propício à inovação associado às políticas públicas, às universidades ou centros de pesquisas e às empresas de base tecnológica.
Para o reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas, entre outros pontos, pode-se destacar que a implantação de um parque tecnológico na região deverá atrair investimentos, a fixação de mão de obra mais qualificada na região e à transferência do conhecimento à sociedade.
— Decerto que esses fatores têm tudo para produzir efeitos multiplicadores na geração de emprego e renda, infraestrutura, arrecadação de impostos e melhoria da qualidade de vida da população numa região que precisa de esforços visando alavancar o desenvolvimento. É a UENF cumprindo seu papel junto à sociedade — ressaltou o reitor da UENF.
O modelo de gestão escolhido para o Parque Tecnológico é o de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Enquanto PTNF não ganha uma sede definitiva, haverá uma sede provisória no campus da UENF.
Assinam a ata de constituição para criação do Parque Tecnológico a UENF, o Instituto Federal Fluminense (IFF), os Institutos Superiores de Ensino do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Isecensa), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Universidade Cândido Mendes (Ucam), a Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), a Fundação Estadual do Norte Fluminense (Fenorte), a Prefeitura de Campos, a Câmara Municipal de Campos, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), o Centro Universitário Fluminense (Uniflu), o Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Microempresas (Sebrae), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Fundação Benedito Pereira Nunes, a Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor), a Incubadora de Empresas TEC CAMPOS, a Fundação Cultural de Campos, a Sociedade Universitária Redentor e a Câmara Municipal de Quissamã.

(com assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário