sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Outubro Rosa: Dia D de vacinação neste sábado


A primeira ação da Campanha Outubro Rosa, em Campos, será neste sábado (3), quando vai ser realizado o Dia D de Vacinação de prevenção ao HPV para meninas e meninos, na Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Referência e Tratamento da Criança e da Criança e do Adolescente (CRTCA 1) e 2, CSU de Guarus e no Farol de São Thomé, das 8h às 16h. A vacina está incorporada no Programa Municipal de Imunização desde 2010. O modelo de imunização de Campos serviu de exemplo para o Ministério da Saúde.

— Depois de conhecer o projeto de Campos, o Ministério da Saúde passou a oferecer a vacina para as meninas do país. No entanto, o governo federal ainda não disponibiliza as doses para os meninos, como fazemos em Campos — destacou o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão.

O Ministério da Saúde afirma que a vacina contra o vírus do papiloma humano é segura e representa uma importante ação para prevenir o câncer de colo do útero. A vacina contra o HPV é aplicada nas meninas de 11 a 15 anos e nos menos de 11 a 13 anos.

As mulheres que têm entre 50 e 60 anos poderão se dirigir a uma UBS para agendar o exame da mamografia. O mesmo vale para quem tem histórico familiar da doença. Doutor Chicão lembrou que nos casos de histórico familiar deve-se pesquisar a partir dos 35 anos. “Na verdade a prevenção deve ser durante toda a vida”, diz o secretário de Saúde.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e se for diagnosticado em estágio inicial, pode ter cura. Se não for tratado pode se alastrar para órgãos vitais, como ossos, pulmão e fígado, e levar à morte.


(com assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário