quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Terceiro levantamento sobre infestação de mosquitos tem início


O 3º Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti (LIRAa) deste ano terá início nesta quinta-feira (22), com a presença de técnicos do Ministério da Saúde. Cerca de 450 agentes de endemias estarão atuando em 40 bairros aproximadamente, a serem sorteados no início das atividades. Oito mil imóveis devem ser visitados.

As ações prosseguirão na sexta-feira (23), segunda (26) e terça-feira (27). O 2º LIRAa de 2015, realizado em maio deste ano, mostrou que o Índice de Infestação Predial (IIP) do município era de 2,6, apontando para um quadro de médio risco. Já o primeiro LIRAa, feito em janeiro, foi de 2,9.

— A maior parte dos criadouros, de acordo com os levantamentos anteriores, vem sendo encontrada em depósitos móveis, dentro de imóveis residenciais, como vasos e pratos, frascos com plantas e bebedouros de animais. Os agentes também encontram muitos criadouros em calhas, lajes, ralos e sanitários em desuso — afirmou o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão.

O objetivo do LIRAa é identificar as áreas da cidade com maior proporção/ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes. Essas informações possibilitam intensificar as ações nos locais com maior presença do mosquito Aedes aegypti, que é transmissor não somente da dengue, mas também da zika e chikungunya.

(com assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário