segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Lançada cartilha de boas práticas sanitárias na produção leiteira

Uma publicação lançada pelo Centro Estadual de Pesquisa em Sanidade Animal, da Pesagro-Rio, Empresa de Pesquisa Agropecuária vinculada à secretaria estadual de Agricultura, vai orientar produtores de leite quanto à melhor forma de produzir com qualidade.

A cartilha Boas Práticas Sanitárias na Produção Leiteira apresenta, de maneira didática, recomendações para a redução de problemas com doenças e contaminações, agregando valor ao produto. No manual são abordados, entre outros temas, cuidado com a higiene do local da ordenha e do ordenhador, teste para controle de mastite, bem-estar animal e vacinas obrigatórias.

Segundo a pesquisadora da Pesagro-Rio, e uma das autoras do trabalho, Leda Kimura, o objetivo da publicação é instruir quanto à obtenção de alimento seguro para o consumidor e quanto à melhoria na produtividade de leite a partir de animais sadios, com consequente aumento de renda para o produtor.

O superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique Moraes, acrescentou que a cartilha também estará acessível aos produtores nos Núcleos de Defesa Agropecuária no estado. “É uma ferramenta para melhorar a qualidade da matéria prima disponibilizada para o consumidor. Na indústria, por exemplo, é difícil obter um produto final de qualidade com matéria prima ruim”, finalizou ele.



(com assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário